FitMagazine

Mercado e vida fitness


Dennis Schwartz em 21/01/2015

Você Conhece os Reais Benefícios do BCAA?

Primeiro vamos entender o que é BCAA. Trata-se de um composto dos aminoácidos Leucina, Isoleucina e Valina. Estes são os 3 principais aminoácidos essenciais para seres humanos. Essenciais significa que não são produzidos pelo nosso corpo, portanto precisam ser consumidos em nossa dieta. Cerca de 35% dos músculos estriados são constituídos por esses 3 aminoácidos, e por isso eles são tão importantes.+++

Durante o treino nosso organismo utiliza reservas de glicogênio muscular para a produção de energia. Na falta deste glicogênio nossos músculos podem utilizar tanto gorduras quanto proteínas intracelulares para obterem energia. Esta última alternativa é a pior, conhecida como catabolismo, quando nosso corpo quebra células musculares para obter energia, consumindo nossos músculos preciosos que estamos justamente tentando construir. Os aminoácidos do BCAA podem ajudar a diminuir este processo de destruição de proteínas intracelulares para uso em energia, guardando-as para a reconstrução celular depois do exercício, que é o que queremos que aconteça sempre. Além disso, o BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que propicia uma ótima absorção de aminoácidos, glicose e outros nutrientes em nossas células, servindo de catalisador na construção dos músculos e aumentando nossa energia durante os treinos.

É comum vermos praticantes de corrida e outros esportes de resistência utilizando o BCAA no pré e pós-treino para evitar o catabolismo e acelerar a recuperação muscular. Também nas academias o BCAA é muito utilizado no pré e pós-treino de musculação.

Embora as fontes de proteínas completas de alto valor biológico, como as carnes magras, contenham BCAAs, as pesquisas mostram que a suplementação adicional pode ser benéfica, elevando nossa capacidade de aproveitar ao máximo os períodos pré e pós-treino.

As pesquisas realizadas até hoje não demonstraram efeitos colaterais do uso de BCAA nas doses recomendadas pelos fabricantes, portanto ele pode ser um bom aliado em seus treinos, seja na prática esportiva ou na musculação para hipertrofia.