FitMagazine

Mercado e vida fitness


Dennis Schwartz em 14/01/2015

Comer Fora Sem Enfiar o Pé na Jaca

Em qualquer lugar ou situação social que você estiver é possível fazer escolhas mais saudáveis ou menos prejudiciais ao organismo evitando os excessos. Guarde bem as 8 dicas a seguir e coloque-as em prática a partir de hoje. Você vai ver que é possível comer fora de casa sem jogar sua dieta totalmente pela janela.+++

Dica #1 – Lanchonete: Escolha um lanche sem maionese ou molhos muito calóricos. Opte pelos pães integrais sempre que possível. Escolha ingredientes mais “magros” como: queijo branco, ricota ou cottage, peito de peru ou peito de frango, blanquet de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, hambúrguer assado, alface, rúcula e tomate. Peça suco sem açúcar ou água com gás em vez de refrigerante. E se não resistir ao refrigerante, opte pelo light, zero ou diet.

Dica #2 – Pizzaria: Peça pizzas que tenham algum tipo de verdura como escarola, brócolis, rúcula ou agrião. Se possível escolha como queijo a ricota ou mussarela de búfala. Satisfaça-se com no máximo 2 pedaços de pizza. Comer devagar ajuda a atingir a saciedade com menos pedaços. É preciso se lembrar que a maioria dos sabores são altamente calóricos.

Dica #3 – Churrascaria: Comece pela pista fria que normalmente apresenta uma grande variedade de saladas. Abuse destas saladas, mas não exagere nos molhos e acompanhamentos. Dê preferência às carnes mais magras, como filé mignon, alcatra, maminha ou carnes brancas como frango e peru. Para acompanhar escolha apenas uma entre as opções de carboidratos: arroz, mandioca ou batata. De sobremesa prefira uma salada de fruta sem chantilly. Nada de abusar das tortas, doces e mousses, pois são verdadeiras bombas calóricas. Se optar por um sorvete, dê preferência a um picolé de fruta ou sorvete de massa a base de água.

Dica #4 – Restaurante Self-Service: Inicie a refeição pelas saladas em folhas. Escolha uma carne grelhada ou assada, de preferência sem molho. Para acompanhar legumes refogados. Se quiser massas, as melhores opções são as sem recheio, como espaguete, talharim, rigatoni, fusili, penne acompanhados de um molho simples, como ao sugo (tomates) ou molho à primavera (à base de legumes). Evite molhos brancos e molhos de queijo, pois levam em sua composição creme de leite, queijos muito gordurosos, além de outros ingredientes de alta densidade energética. O molho carbonara também deve ser evitado, pois um dos seus ingredientes é o bacon que tem muita gordura.

Dica #5 – Restaurante Japonês: Pra iniciar a refeição uma boa opção é o missoshiru (caldo quente à base de tofu). Uma porção tem cerca de 60 calorias. Em seguida, peça uma porção de sashimi. Se quiser comer sushi lembre-se que cada unidade tem aproximadamente 40 calorias, por isso cuidado com as grandes porções. Uma opção pouco calórica é o kappamaki (enroladinho de arroz com pepino), que tem somente 15 calorias. Se optar por um prato quente, uma sugestão é o teppan yaki (frango ou peixe grelhado com legumes) acompanhado de arroz. Há ainda porções de cogumelos (shimeji e shitake), que são pouco calóricos e boas fontes de fibras, vitaminas e antioxidantes. Para acompanhar um cálice de saquê tem cerca de 40 calorias. Evite o rolinho primavera e os empanados e fritos como os tempurás e camarões fritos. Quando optar por um yakissoba (macarrão), divida o prato com alguém, pois as porções costumam ser grandes e são muito calóricas. E por último fuja dos rodízios, eles são deliciosos, mas o volume ingerido acaba sendo bem maior do que o recomendado, prejudicando assim sua dieta.

Dica #6 – Restaurante Árabe: oferecem boas opções saborosas e de baixas calorias. Os pratos são elaborados com muitas ervas e especiarias e pouca gordura. Para a entrada opte por uma pasta de berinjela (babaganuche) ao invés da preparada com grão de bico (homus), pois esta é muito mais calórica. Evite o tahine (pasta de gergelim), pois embora ele pareça ser leve trata-se de uma preparação bastante calórica (cerca de 50 calorias por colher de sopa). As coalhadas também são boas opções, embora o valor calórico delas possa variar bastante. Outras boas opções são abobrinha recheada, quibe assado, charuto de repolho e tabule. O pão sírio também merece uma atenção especial, pois acompanha a maioria dos pratos. Cada unidade tem aproximadamente 90 calorias, portanto, não abuse! Os beirutes equivalem a uma refeição completa, dê preferência aos recheios mais light, como os de peito de peru ou rosbife com pouco queijo e sem maionese.

Dica #7 – Restaurante Português: Boas opções são bacalhau na brasa e outros peixes assados, batatas e caldo verde. Cuidado para não exagerar no azeite, pois embora seja muito saudável ele é altamente calórico.

Dica #8 – Barzinho: Muito cuidado com os petiscos fritos e extremamente gordurosos como de queijo provolone a milanesa, polenta frita, batata frita, calabreza, etc. Opte por saladas acompanhadas de queijo branco, palmito, batata cozida com ervas ou vinagrete. Para beber escolha um suco de frutas sem açúcar, água com gás com gelo e limão ou refrigerantes diet, zero ou light. Muita atenção ao consumo das bebidas alcoólicas. Lembre-se que 1 g de álcool tem 7 kcal, quase o dobro do que 1 g de açúcar, que tem 4 kcal. Se for beber, adote a regra do 1 pra 1. Para cada 1 lata de cerveja, tome 1 garrafinha de água.

Fonte: http://www.anutricionista.com