FitMagazine

Mercado e vida fitness


Dennis Schwartz em 02/02/2015

Água Alcalina Faz Bem?

Você já ouvi falar em água alcalina? Muitos nutricionistas têm recomendado o consumo de água alcalina por conta de uma série de supostos benefícios. O principal seria ajudar a regular o pH do nosso sangue, evitando que ele se torne muito ácido. Existe controvérsia sobre o assunto, e por isso vamos tentar ajudar você a escolher melhor qual água tomar.+++

Segundo a nutricionista Luciana Harfenist “a alimentação industrializada, que é rica em açúcar e gorduras, acidifica o sangue. O sangue mais ácido está relacionado com doenças degenerativas como a osteoporose e o câncer. A água mais alcalina contém magnésio, cálcio, potássio, bicarbonato, entre outros minerais que estão envolvidos no equilíbrio ácido básico do organismo”.

A maioria das doenças crônicas desenvolvidas no corpo humano são facilitadas pela presença de um meio ácido. Diariamente, nosso metabolismo produz resíduos ácidos que devem ser retirados do organismo para não aumentar o estímulo a alterações celulares e doenças. Assim, quando ingerimos uma água com pH ácido estamos prejudicando o esforço que nosso corpo faz para neutralizar esses ácidos, e, com isso, em vez de ajudar nosso organismo, estamos dando mais trabalho a ele.

No entanto, a endocrinologista Andressa Heimbecher, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, discorda que a água alcalina possa trazer algum benefício ao corpo. Ela confirma que, se nosso sangue ficar ácido, o corpo torna-se suscetível a infecções e acidose, mas que isso acontece somente quando a pessoa está com alguma doença que possa descompensar o pH do sangue, como a insulina descontrolada no diabetes, por exemplo. Em todos os outros casos, nossos rins controlam o pH entre 7,3 e 7,4, valores considerados normais.

No meio de toda essa discussão sobre a nossa água, uma coisa que costuma ser mencionada é a presença de cloro. Vale notar que água ácida ou alcalina e água com cloro não são necessariamente a mesma coisa. O cloro sim é, comprovadamente prejudicial ao nosso corpo, estando relacionado a aumento do risco de hipotireoidismo, distúrbios reprodutivos, asma, eczema, acne, psoríase e até alguns tipos de câncer.

Você pode eliminar o cloro da água usando filtros de carvão ativado ou optar pela água mineral. Vale lembrar que nosso sistema tradicionalmente brasileiro com filtros de barro é considerado atualmente um dos melhores sistemas do mundo para filtragem de água residencial. Isto porque os elementos filtrantes neste tipo de filtro conseguem reter cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de parasitas causadores de doenças.

Com tudo isso a nossa principal conslusão é, o importante mesmo é tomar (muita) água limpa e sem cloro. Por isso bons treinos, boa hidratação e muita saúde para você!