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Dennis Schwartz em 05/01/2015

5 Dicas Para Treinar Mesmo Sem Ter Tempo

Ano Novo, Vida Nova! Eu conheço muita gente que prometeu se exercitar mais este ano, porém quando finalmente as festas acabam e chega a hora de voltar ao trabalho e aos compromissos rotineiros começam a aparecer as desculpas e, se nada for feito, logo começa a surgir a frustração e o plano acaba ficando para o ano que vem, de novo. Mas não dessa vez!+++

Pensando nisso eu resolvi fazer uma pesquisa e trouxe as 5 melhores dicas para colocar seu plano em prática hoje mesmo, antes que seja tarde. Antes de analisar as dicas pense numa coisa: alguns dos maiores executivos(as) e empresários(as) do Brasil e do mundo tem uma agenda apertadíssima e mesmo assim conseguem se manter ativos e estão em boa forma física. E se eles conseguem, você também consegue. Então vamos às dicas:

1. Treine de forma eficiente e tenha cartas na manga
Ninguém precisa ficar horas na academia todos os dias para conseguir os resultados que deseja. Hoje em dia a ciência do treinamento já demonstra que, para a maioria de nós, treinos de musculação intensos de aproximadamente 40 minutos são suficientes para promover todos os efeitos que desejamos, como a construção de massa magra e a queima de gordura não apenas durante o treino mas por muitas horas depois também. Além disso, é bom ter algumas opções de treinos mais curtos ainda que você possa fazer na sua casa ou num parque, com pouco ou nenhum equipamento, por exemplo, um treino hiit na esteira ou na rua mesmo, uma sessão de treino de corpo inteiro com o próprio peso corporal, ou um treino adaptado para fazer na academia do condomínio. Desta forma você pode aproveitar espaços curtos na sua agenda para fazer um treininho e não deixar a peteca cair.

2. Respeite seus gostos e desgostos
A musculação pode ser o meio ideal para você conseguir o corpo que deseja, mas se você já tentou várias vezes e realmente não gosta de praticar este tipo de treino, procure alguma alternativa que seja mais prazerosa. Experimente por exemplo fazer uma aula de crossfit, ou procure uma academia de jiu-jitsu ou muay-thay, ou vá para o pilates, yoga, ou até mesmo foque em praticar seu esporte favorito, seja ele futebol, vôlei, basquete, etc. Depois, com o tempo, quando estiver mais acostumado com uma rotina de treino, considere a possibilidade de fazer musculação 2 ou 3 vezes por semana como apoio para evoluir no seu esporte.

3. Use competições como motivação
Quando se trata de ser bem sucedido no trabalho, a colaboração é fundamental. Mas quando estamos tentando nos motivar para treinar com regularidade, a concorrência tem seus méritos. Hoje em dia é possível encontrar uma concorrência adequada ao seu nível de habilidade em quase qualquer esporte. Se você é novato, elite ou está em algum lugar no meio disso, deve haver mais pessoas no mesmo nível que você. Procure um grupo de pessoas na sua cidade ou na internet com quem você possa competir de forma saudável e estabeleça metas realistas para 3 meses, 6 meses e 1 ano.

4. Registre seus treinos
Tem uma frase que diz “o que não pode ser medido, não pode ser controlado”. Anote todos os treinos que você fizer com data, tipo de treino, intensidade, pesos utilizados e como se sentiu durante e depois do treino. É surpreendente como este registro pode ajudar a manter sua motivação quando uma época de dificuldades chegar. Você poderá revisar seu registro de treinos e ver o quanto já fez, quanto já progrediu e isso vai te ajudar e sentir-se melhor e a encontrar forças para continuar.

5. Prefira fazer pouco do que fazer nada
O efeito psicológico de fazer um treino e saber que você conseguiu manter o cronograma é muito positivo, mesmo que seja um treino muito curto, tem na internet treinos de 7 minutos que são capazes de te fazer suar pra valer e vão ativar seu metabolismo e promover uma queima de gordura considerável. Por isso, mesmo naquele dia super complicado em que tudo de inesperado aconteceu, tire alguns minutos e faça seu treino, nem que seja uma versão reduzida dele. E programe-se para no dia seguinte estar de volta com tempo para fazer tudo.