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Dennis Schwartz em 22/12/2014

5 Dicas Para as Festas de Fim de Ano

Bom dia galera! O fim de ano chegou! Eu, pessoalmente, adoro esta época do ano. Acho uma delícia poder passar mais tempo com a família e com os amigos e comer todas as coisas maravilhosas da temporada. E para encarar esta época sem peso na consciência precisamos conhecer e aplicar 5 dicas básicas para não jogarmos fora todo o esforço feito em treinos e dieta o ano inteiro.+++

Dica #1: Não entre em pânico

A primeira e mais importante dica é esta com certeza. Nada de ficar em paranóia na hora da ceia de natal ou na confraternização com o pessoal do trabalho. Mantenha uma mentalidade de crescimento contínuo, lembre-se que suas escolhas alimentares e sua rotina de treinos são valores que você escolheu para sua vida e não são alguns dias de festa que vão arruinar tudo. Pense em todo o progresso que você obteve durante o ano e permita-se aproveitar estes dias sem tantas neuras. Priorize sentir-se bem e começar o ano feliz.

Dica #2: Escolha suas batalhas

No espírito de cultivar uma mentalidade de crescimento, seja realista sobre o que você pode e o que não pode atacar. Dizer “eu não vou comer nenhum docinho sequer durante as festas” pode não ser muito realista, porém “eu não vou comer doces fora das principais refeições” pode ser bem mais razoável.

Dica #3: Planeje seu ataque

Eu recomendo dar uma olhada no seu calendário e avaliar os 3 ou 4 eventos que serão dignos de uma boa jacada. Pondere quais são as ocasiões em que realmente vale a pena relaxar e comer sem neuras. Pode ser na festa da firma, na ceia de natal com a família, etc… você vai saber quais são os momentos sentimentalmente mais importantes onde você vai querer estar totalmente a vontade, sem nem lembrar de dieta.

Dica #4: Aproveite mais as pessoas do que a comida

Lembre-se que a comida não precisa ser a principal razão do evento. Geralmente o objetivo maior é estar com as pessoas queridas e aproveitar momentos felizes ao lado delas. Uma boa dica aqui é, dependendo do evento, faça uma refeição leve antes de sair de casa. Coma por exemplo, uma “crepioca”:http://fitmagazine.com.br/receita-4-crepioca#post, ou uma boa salada com “peito de frango desfiado”:http://fitmagazine.com.br/peito-de-frango-desfiado-facinho e um suco de frutas natural. Desta forma você chega no evento sem fome e pode escolher o que vai comer, especialmente naqueles eventos em bares onde dificilmente existe uma opção razoável de menu.

Dica #5: Controle de danos

Se o evento é gastronômico por natureza, como a ceia de natal, por exemplo, você ainda pode lembrar-se de quais alimentos compõem uma refeição completa e saudável. Procure fazer uma mescla de legumes, verduras, carboidratos e proteínas o mais magras possível. Por exemplo, na ceia de natal, é comum existir o pernil e o peru. Você pode fazer uma escolha fácil aqui, a carne branca do peru tem muito menos gordura do que o pernil suíno e você ainda pode evitar as peles e partes mais gordurosas. Não despreze as saladas de folhas e as frutas, elas contém fibras que vão te dar maior sensação de saciedade sem carregar tanto no sódio nem na gordura.

Dica Bônus: Cuidado com o álcool e as calorias líquidas

Este talvez seja o grande segredo e o mais importante de todos. Nesta época eu vejo muitas pessoas se jogando no refrigerante e nos sucos industrializados cheios de açúcar, sem falar da cerveja e dos vinhos espumantes. Muito cuidado neste campo. Beber calorias pode ser muito mais fácil e desastroso do que comê-las. Fique especialmente atento a este detalhe!

É isso, estas são as principais dicas que eu uso para enfrentar a comilança desta época do ano e sair feliz e confiante do outro lado, pronto para começar o ano novo a mil por hora! Boas festas a todos!